28 janeiro 2009

Sempre o bastante

Falo bastante. Muito. Muitíssimo.
Falo mais rápido que a minha boca possa pronunciar,
Minhas mãos me socorrem
Meus olhos direcionam as intenções

Quando o silencio me rouba as palavras
Um barulho imenso se instala
Há mais perguntas,
Quase nenhuma resposta
E muito. Muitíssimas dúvidas
Quando não falo o bastante.

27 janeiro 2009

Chineses comemoram Ano Novo


2009 - Ano do boi

De acordo com o calendário lunar 2009 começou ontem na china com a chegada da lua nova. As celebrações marcam o fim do ano do rato e o início do domínio do boi, que é visto como forte e poderoso, símbolo de trabalho duro e disciplina.
Eclipse anular do Sol encanta no Oriente


Ocorrido em 26 de janeiro de 2009 foi visível na região do oceano índico.

26 janeiro 2009

Curta


Apliquei sobre minha pela uma camada de plástico
Impermeabilizei-me
Há espaços abertos n´alma.

19 janeiro 2009

Uma Historinha...

Imaginem os leitores que, em 1967, o Brasil era atacado por três potências da América Latina. As potências desejavam destruir o país e aniquilar cada um dos brasileiros. O Brasil venceria essa guerra e, por motivos de segurança, ocupava, digamos, o Uruguai, um dos agressores derrotados. Os anos passavam. A situação no ocupado Uruguai era intolerável: A presença brasileira no país recebia a condenação da esmagadora maioria do mundo e, além disso, a ocupação brasileira fizera despertar um grupo terrorista uruguaio que atacava indiscriminadamente civis brasileiros noRio de Janeiro ou em São Paulo. Perante esse cenário, o Brasil chegaria à conclusão de que só existiriaverdadeira paz quando os uruguaios tivessem o seu Estado, o que implicava a retirada das tropas e dos colonos brasileiros da região. Dito e feito: em 2005, o Brasil se retira do Uruguai convencido de que essa concessão é o primeiro passo para a existência de dois Estados soberanos: o Brasil e o Uruguai.Acontece que os uruguaios não pensam da mesma forma e, chamados às urnas, eles resolvem eleger um grupo terrorista ainda mais radical do que o anterior. Um grupo terrorista que não tem como objetivo a existência de dois Estados, mas a existência de um único Estado pela eliminação total do Brasil e do seu povo.É assim que, nos três anos seguintes à retirada, os terroristas uruguaios lançam mais de 6.000 foguetes contra o Sul do Brasil, atingindo as povoações fronteiriças e matando indiscriminadamente civis brasileiros. A morte dos brasileiros não provoca nenhuma comoção internacional. Subitamente, surge um período de trégua, mediado por um país da AméricaLatina interessado em promover a paz e regressar ao paradigma dos "dois Estados". O Brasil respeita a trégua de seis meses; mas o grupo terrorista uruguaio decide quebrá-la, lançando 300 mísseis, matando civis brasileiros e aterrorizando as populações do Sul. Pergunta: o que faz o presidente do Brasil?.
Na minha história imaginária, o presidente brasileiro entenderia que eraseu dever proteger os brasileiros e começaria a bombardear as posições dos terroristas uruguaios. Os bombardeios, ao contrário dos foguetes lançados pelos terroristas, não se fazem contra alvos civis mas contra alvos terroristas. Infelizmente, os terroristas têm por hábito usar as populações civis do Uruguai como escudos humanos, o que provoca baixas civis. Perante a resposta do Brasil, o mundo inteiro, com a exceção dos EstadosUnidos, condena veementemente o Brasil e exige o fim dos ataques ao Uruguai. Sem sucesso. O Brasil, apostado em neutralizar a estrutura terrorista uruguaia, não atende aos apelos da comunidade internacional por entender que é a sua sobrevivência que está em causa. E invade o Uruguai de forma a terminar, de uma vez por todas, com a agressão de que é vítima desde que retirou voluntariamente da região em 2005. Além disso, o Brasil também sabe que os terroristas uruguaios não estão sós; eles são treinados e financiados por uma grande potência da América Latina (a Argentina, por exemplo).
A Argentina, liderada por um genocida, deseja ter capacidade nuclear para "riscar o Brasil do mapa". Fim da história? Quase, leitores, quase. Agora, por favor, mudem os nomes.
Onde está "Brasil", leiam "Israel". Onde está "Uruguai", leiam "Gaza". Onde está "Argentina", leiam "Irã". Onde está "América Latina", leiam "Oriente Médio". E tirem as suas conclusões.

A ignorância tem cura. A estupidez é que não.

JOÃO PEREIRA COUTINHO
Nasceu em 1976 na cidade do Porto (Portugal). Formado em História, na variante História da Arte, é pós-graduado em ciência política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde também ensina como professor convidado. Entre 1998 e 2003, foi colunista do jornal “O Independente”. As Colunas desse período foram reunidas no livro “Vida Independente: 1998 – 2003”, editadas em Portugal em 2004. É colunista do jornal português “Expresso” e da FOLHA ONLINE, entre outros.

14 janeiro 2009

Pronto. Já estamos em um novo ano. Ficaram fatos, pessoas, lugares, emoções, abraços, alegrias, sabores. Ficou em mim o que hoje me faz diferente, melhor ou talvez menos ruim. Ficou em mim o que me impulsiona na caminhada do dia a dia. Ficou em mim a esperança para transformar o que ainda é rígido, fortalecer o conquistado e ficou sobretudo em mim o desejo de novos olhares, de novos sorrisos de nova gente que vem por aí.
Não poderia deixar de acreditar que amanhã será mesmo muito melhor e mais feliz que ontem. Pensar, planejar a realização do irrealizável. Eu sou assim. Ainda sou assim sim. Serei sempre. Creio.
Mas o final do ano que passou e o começo deste me pegou preguiçosa, gata mansa, querendo carinhos, abraços e beijos demorados. Estive assim todos estes dias. Mansa, dengosa. Estive me abastecendo do que me move: o AMOR. Me deixei sentir amada, amei. Me deixei sentir desejada, desejei. Dourei minha pele no sol e ouvi musicas. Dancei. Bebi bebidas geladas. Tomei sorvetes. Comi comida japonesa. Falei e ouvi. Vi e toquei. Estive renascendo estes dias. Acho que já consigo dar meus primeiros passos, escrever minhas primeiras palavras.

09 dezembro 2008

Mouse é quarentão!!

Há exatos 40 anos, no dia 9 de dezembro de 1968, o inventor norte-americano Douglas Engelbart fez uma palestra de 90 minutos em San Francisco para apresentar o mouse – um equipamento que permitia a manipulação de informações exibidas na tela.
Apesar de só ter sido apresentado em 1968, o acessório foi descrito em 1962 por Engelbart, que trabalhava no Instituto de Pesquisa Stanford, nos EUA.
O acessório foi patenteado em 1970. Em 2000, o inventor desse dispositivo ganhou do então presidente Bill Clinton a Medalha Nacional de Tecnologia, um prêmio de reconhecimento a pessoas responsáveis por grandes inovações tecnológicas.

07 dezembro 2008

Forro de Caruaru

Herbert Lucena

Nem todo, nem metade: Apenas Inteiro
Ao meu amigo Herbert Lucena um talento cheio de emoção.

Nem todo som mostra um caminho,
Nem toda fala é explicação.
Nem todo ritmo tem embolada
Nem toda raiz sai do teu chão

Mas quando a musica
É o teu corpo, tua fala
Tua expressão
Quando teus pés são as raízes
Que brotam do teu chão
Não há ninguém neste mundo
Que não sinta essa verdade no coração

Então toda emoção
Lá de Caruaru
Vira norte e vira sul
É um forro todo sentido
E Inteiro igual a tu.

liliana miranda
07/12/2008

13 novembro 2008

Foto: Divulgação Nasa/AP

Imagem fornecida pela Nasa mostra a aurora boreal de Saturno. Segundo os cientistas, o planeta tem um tipo próprio de aurora boreal, que faz brilhar sua calota polar. Auroras são causadas por partículas carregadas que fluem ao longo das linhas do campo magnético de um planeta para a atmosfera. As imagens foram captadas pela sonda Cassini. fonte: G1(globo.com)

05 novembro 2008

Novembro 2008

“Tenho um sonho que meus quatro filhos viverão, um dia, em um país onde não sejam julgados pela cor de sua pele, e sim por seu caráter”.

Matin Luther King
1963

04 novembro 2008

Ao Poeta Vieira Calado

Terra azul



Os poetas amam. Vivem.
Os poetas amam na Terra,
Por isso escrevem poemas
Ao seu azul imenso, intenso,
Inesgotável, infatigável,
Como se fossem a Lua.

liliana miranda

02 novembro 2008