25 março 2010

Vê uma luz ao fim do túnel?
APAGUE-A!

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.
No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!

23 março 2010

Eu e tu,
Nós e nosso dia
Especial
Ontem, leme
Hoje, âncora
Amanhã, depois de amanhã
À tarde, à noite
Sutilmente
Tu e eu
Dentro de nós.

20 março 2010

Exposição Temporária
Periodo: de 16/03/2010 a 27/06/2010


clique na imagem pra ir ao site

Até o dia 27 de junho, quem vier ao Museu da Língua Portuguesa poderá visitar a mostra temporária “ Menas: o certo do errado, o errado do certo”. Esta é a sexta exposição a ocupar o espaço das exposições temporárias, e reforça o papel do museu como importante espaço educador e difusor da língua portuguesa.

O próprio título da exposição é uma provocação. Mesmo sabendo que “menos” é um advérbio, portanto, invariável, quantas vezes já não ouvimos a “concordância” com o gênero feminino por pessoas das mais diferentes classes e idades. Para os curadores da exposição, os professores Ataliba T. de Castilho e Eduardo Calbucci, Menas está na fronteira entre tudo o que não vale e o vale-tudo. E essa provocação é a proposta da exposição que ocupa cerca de 450 m2 do Museu da Língua Portuguesa com sete instalações para enumerar nossos “erros” linguísticos mais comuns, entender por que saímos do padrão culto e discutir a amplitude e a criatividade da língua.*
*Leia o texto na íntegra no site da exposição.

18 março 2010

E a vacina da Gripe Suina chega ao Brasil... Reflitam!!


02 março 2010

"A vida em mim explode e implode, sem que nem eu tenha controle.
Tenho sido feliz, cada vez mais feliz, não sei mais esperar e nem encontrar mais desculpas pra não ser. Sim eu sou, simples assim, como o amanhecer eufórico de nossas madrugadas de samba. "

(Mauricio Backer Spinelli em 27.02.2010 no Memorial São José )

Mauricio Spinelli. Este é um amigo que como tantos outros apareceu de repente, fez e faz toda a diferença em meus momentos. Aqui estou vivendo intensamente este momento pois depois dele há muitos outros a viver. Inspirações, jorros e tu. Obrigada!

E amor de momento é amor?
Parte I

Havia um certo tempo, meses talvez, que eu não tinha um grupo de amigos, um lugar especial pra ir, um lugar onde voltar sempre pra encontrar gente, pra dar gargalhadas, falar sério, pra se emocionar enfim.. pra viver.
Entrei com uma amiga que também não via há um certo tempo em um bar. Não era um bar como outro qualquer tinha qualquer coisa de cultura, qualquer coisa de emoção, qualquer coisa de poesia. Acho que foi amor à primeira vista ou talvez no máximo à segunda ou à terceira vista. Mas era o amor do momento. E o que eu amei tinha certamente sido criado por alguém, certamente alguém especial. Já não demorava muito e já estávamos amigos. Amigos do criador e de suas criaturas móveis e imóveis daquele mágico lugar. Passamos muitos bons momentos. Vivemos amores de momento. Intensos. Reais. E é amor?


E amor de momento é amor?
Parte II

Mas e é amor?
Ele mesmo me diz: Mas tudo se encaixou tão perfeitamente que mesmo parecendo impossível, improvável, aconteceu! Foi possível sim!
Muitas coisas foram possíveis, muitos momentos realizados. Só alegrias? Não! Alegria na maioria mas, tivemos dores de momento, decepções de momento, tristezas de momento, medos de momentos e espantos de momentos. Tivemos joanas, bacansa, mendigos e papolitas de momento. Tivemos Vinicius, poesia e carnaval de momento. Tivemos peito de remador de momentos.Tivemos Jorraine de momentos. Samba de momentos. E ele, o maestro dessa extraordinária orquestra era o nosso momento. È o nosso momento e sempre será o nosso momento. E o que dizer se é amor de momento? Sim.. é amor de momento. Amor que se faz a cada dia, a cada hora mesmo que as horas sejam interrompidas muitas vezes. Mesmo que os momentos sejam tão demoradamente alternados que os deixem ainda mais força e intensidade.


E o amor de momento é amor?
Parte III

Momento de medo, incertezas, aflição que tantas vezes tivemos nas idas e vindas do maestro ao hospital, cirurgias, transfusões e mais um monte de momentos que até nos tiram as palavras da boca. Quantas vezes calei? Muitos momentos calei. Estou calada. Mas meus dedos resolveram falar e não os consigo deter.
E agora, nesse momento de medo há tantas coisas aqui: família, amigos, solidariedade, luta, batalhas, guerras, zezices, sorrisos largos e verdadeiros e é ele mais uma vez que nos diz tudo isso. É ele mais uma vez que comanda a afinação de cada instrumento e de cada nota musical. È ele que da harmonia ao samba e que eternizou na pele que o samba há de curar a dor que existe.
E para o momento do medo ele sugere:

Decreto contra o medo

Nego submeter-me ao medo,
Que tira a alegria de minha liberdade,
Que não me deixa arriscar nada,
Que me torna pequeno e mesquinho,
Que me amarra,
Que não me deixa ser direto e franco
Que me persegue
Que ocupa negativamente a minha imaginação
Que sempre pinta visões sombrias
No entanto, não quero levantar barricadas
Por medo do medo
Eu quero viver, não quero encerrar-me
Não consigo ser amigável por medo de ser sincero
Quero ser firme porque sou seguro
E não porque encobri meu medo
E quando me calo quero faze-lo por amor.
E não por temer as consequências de minhas palavras
Não quero acreditar em algo só por medo de acreditar
Não quero filosofar por medo de que algo possa atingir-me de perto
Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amável
Não quero impor aos outros, pelo medo de que possam impor a mim
Por medo de errar não quero tornar-me inativo
Não quero fugir de volta para o velho, o inaceitável
Por medo de não me sentir seguro no novo
Por convicção e amor, quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer
Do medo quero arrancar o domínio e dá-lo ao amor.
E quero muito crer no reino que existe em mim.

Rudolf Steiner


E o amor de momento é amor?
Parte IV


O amor é só de momentos. Sempre de momentos. Longos, curtos, tranqüilos, aflitos, sensuais, sexuais, de pele, de alma. Momentos de mim, de ti, deles, delas, de todos. Momentos da comunidade, do morro, dos sonhos, momentos de suor, calor. Momentos do samba., de jorro. As emoções de momento são emoções, os sonhos de momentos são sonhos, amor de momento é amor. Este é o momento de ser feliz. Hoje, agora porque ontem já se foi e amanhã ainda me canso de esperar.

18 fevereiro 2010

Caso Arruda tem dia decisivo
Publicado em 18.02.2010 JC online

Caso a Câmara Legislativa aprove hoje o processo de impeachment do governador, será dada a largada para a sucessão no Distrito Federal BRASÍLIA – A largada oficial da sucessão do governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), deverá ser dada hoje quando é esperado que a Câmara Legislativa aprove abertura do processo de impeachment contra ele. O processo é complexo porque o vice-governador Paulo Octávio (DEM) também está envolvido nas denúncias do mensalão do DEM e terá dificuldades políticas para sobreviver no cargo – já fala, inclusive, em renúncia.
Balanço do Carnaval Recife / 2010

Os números da prefeitura apontam que a cidade recebeu 706 mil turistas que conferiram 3 mil apresentações, em 16 polos principais e 43 periféricos. A festa custou R$ 29 milhões, R$ 6,8 milhões de patrocinadores. As atrações locais, garantiu o secretário de cultura da cidade, Renato Lins, corresponderam a 90%. A ocupação hoteleira ficou em 99% e o número de desembarques no aeroporto teve o incremento de 46%.
Geração de renda para mais de 170 comerciantes populares em cinco Polos Carnavalescos. Nessa ação, foram dadas orientações a 124 pessoas sobre administração do negócio, formação de preço e qualidade do atendimento, além de acesso ao crédito tradicional para viabilizar o negócio durante o Carnaval.

A maior concentração foi no Bairro do Recife, onde se fixaram 96 empreendimentos, que comercializam bebidas e alimentos, 15 de artesanato e 30 de customização, totalizando mais de 400 postos de trabalho durante o Carnaval. Os empreendedores trabalharam durante o período de funcionamento dos Polos Carnavalescos em que ficaram estabelecidos.

12 fevereiro 2010

Carnaval no Distrito Federal



.. o ainda governador Arruda deseja a todos um animado carnaval!

07 fevereiro 2010

Prévia Carnavalesca em Olinda



Saída de vários blocos
Prévia Carnavalesca em Recife




Baile Municipal do Recife - 2010

05 fevereiro 2010


Te cuida CBN!!
... a maldição do Jabor



Não sei se é um tanto quanto pretensioso da minha parte dizer: Te cuida CBN que muitos que ouvem a rádio que toca noticia não vão ter a paciência de continuar ouvindo as tremendas idiotices do Jabor.
Jabor é um misto de não sei que. Já “foi” cineasta e fez meia dúzia de filmes e com uma certa dose de generosidade podemos dizer que alguns até que são bonzinhos. Mas aí veio o governo Collor e ele ficou sem o seu ganha pão. Que fez o cineastinha? Correu pra imprensa. Resolveu virar “jornalista”. Daí veio O Globo e depois a Globo(TV) e rádio CBN.
Andei pesquisando e não sei realmente se ele tem alguma formação superior ou se todas as suas profissões são “talentos” natos. É, se forem natos quem sabe dia desses ele defenda o fim da educação formal, das escolas e universidades neste país ou qualquer outro.
O Jabor sofre de alguma doença qualquer, com certeza. Uma mente sã não pode ser assim tão reacionária, mesquinha, preconceituosa e sarcástica entre inúmeras outras “qualidades”. Uma mente sã não visualiza só os aspectos negativos.
Sua implicância com o PT passa de todos os limites. É nojento e tira dele qualquer possibilidade de discernimento. Seu nariz disfarçadamente atucanado fareja muito mais merda do que há. Portanto cada um fala do que o coração(nariz, olhos e ouvidos) está cheio.
Hoje ele foi insuperável em seu comportamento reacionário: Ao comentar sobre o mensalão do DEM, na radio CBM esta manhã, disse que invejava o Arruda por sua mente percipicaz. Que o esquema era de um profissionalismo tal que parecia “gente do PT infiltrada no DEM”. Aliás, ele é a única criatura capaz de se superar. Não deve haver no mundo outra pessoa com tamanha estupidez.
Quanto a CBN, que é uma radio diferenciada por ser uma radio que “toca notícia”, formada por alguns bons, outros excelente profissionais insiste em manter em seu quadro uma topeira desta?
Eu como ouvinte diária da CBN estou mesmo no fim da minha paciência e pelo que tenho ouvido, não sou a única. Te acuida CBN!!

04 fevereiro 2010

Desejo Pleno
Para Shloime
!עבור שלומי עם כל האהבה שלי. אני מאחל לך


Uma linha pontuada
Os pontos, referências
As referências, variadas
E as emoções
Registradas

Há entre tudo
Os laços, os abraços
Os corpos
Há palavras como se fossem
Beijos, toques, trocas
Olhares

Há entre nós
Fatos, atos
Histórias
Há amores
Ilusões, desilusões
Buscas

Há em nós
O encontro, o sossego
O desejo pleno
A entrega absoluta

Há o olhar profundo
Que fala, compreende
O toque para além da pele
Que revela o elo
Entre o que somos
E o que ainda poderemos ser.

liliana miranda
11.12.2009