05 maio 2010

Duelo Final

... ainda são 3 da tarde e ja estou com o coração no boca de tanto nervoso. O jogo será às 21h50 na Ilha do Retiro, estádio do Sport Club do Recife. Amanhã quero estar sem voz e o SPORT PENTACAMPEÃO!!!!

Força Leãozinho!

03 maio 2010

ARS

A Arte
É luz
É sina

A
Arte
Aluzcina.

Quero
Aluzinarte

Affonso Romano de Sant´Anna


No ultimo dia 29 de abril, quinta feira, tive o prazer de ir ouvir falar o poeta Affonso Romano de Sant´Anna, que admiro imensamente. Fui lá toda animada e ainda tive a ousadia de entregar um poema que fiz para ele há alguns anos atrás, depois de ler o seu livro "O Homem e a sua Sombra" . O poema que fiz foi postado aqui no Traduzir-se em janeiro de 2007.
Agora quem sabe chegará o dia e estarei com o Ferreira Gullar e tantos outros.

26 abril 2010

25 abril 2010

Coca-Cola embalada em papel?

Esqueça as consagradas curvas da garrafa de Coca-Cola. Pelo menos para o estudante chinês Andrew Seunghyun Kim, a nova geração de embalagens de refrigerantes deveria ser uma caixinha estilo Longa Vida, mas 100% feita a partir da cana de açúcar – ou seja, orgânica. Kim batizou o projeto desenvolvido para o segundo semestre da faculdade de Design de Eco Coke.

Se sua ideia fosse acatada, o número de 200 milhões de garrafas plásticas descartadas a cada 5 minutos nos Estados Unidos se reduziria consideravelmente. A pegada de carbono do transporte das bebidas também seria menor. Por se acomodarem melhor uma do lado da outra, é possível levar 27% mais caixinhas do que garrafas em um mesmo container.

Atualmente, 3 milhões de garrafas de Coca são vendidas por dia e enviadas em navios para o mundo todo. Com o novo design, é como se 857.142 garrafas a mais pudessem ser enviadas por dia – ou 321.856.830 por ano – sem nenhuma emissão extra de carbono.

Não dá para dizer que o projeto é exatamente sustentável, mas que o impacto dos fabricantes e consumidores de refrigerantes seria menor, isso não dá para negar.

Veja o projeto completo de Andrew Kim.

23 abril 2010

Porque hoje é 23!



In My Life
Beatles

There are places I remember all my life,
Though some have changed,
Some forever, not for better,
Some have gone and some remain.

All these places had their moments
With lovers and friends I still can recall.
Some are dead and some are living.
In my life I've loved them all.

But of all these friends and lovers,
There is no one compares with you,
And these memories lose their meaning
When I think of love as something new.

Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before,
I know I'll often stop and think about them,
In my life I'll love you more.

Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before,
I know I'll often stop and think about them,
In my life I'll love you more.
In my life I'll love you more.

22 abril 2010

Dor(mente)

Nydia Bonetti · Campinas, SP

A mente,
Mente
mente mente mente mente mente mente mente mente....
A Dor dói
Dói dói dói dói dói dói dói dói dói dói...
Dor(mente)
Dormente
, dormente
Dorme.

abril/2010

25 março 2010

Vê uma luz ao fim do túnel?
APAGUE-A!

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.
No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!

23 março 2010

Eu e tu,
Nós e nosso dia
Especial
Ontem, leme
Hoje, âncora
Amanhã, depois de amanhã
À tarde, à noite
Sutilmente
Tu e eu
Dentro de nós.

20 março 2010

Exposição Temporária
Periodo: de 16/03/2010 a 27/06/2010


clique na imagem pra ir ao site

Até o dia 27 de junho, quem vier ao Museu da Língua Portuguesa poderá visitar a mostra temporária “ Menas: o certo do errado, o errado do certo”. Esta é a sexta exposição a ocupar o espaço das exposições temporárias, e reforça o papel do museu como importante espaço educador e difusor da língua portuguesa.

O próprio título da exposição é uma provocação. Mesmo sabendo que “menos” é um advérbio, portanto, invariável, quantas vezes já não ouvimos a “concordância” com o gênero feminino por pessoas das mais diferentes classes e idades. Para os curadores da exposição, os professores Ataliba T. de Castilho e Eduardo Calbucci, Menas está na fronteira entre tudo o que não vale e o vale-tudo. E essa provocação é a proposta da exposição que ocupa cerca de 450 m2 do Museu da Língua Portuguesa com sete instalações para enumerar nossos “erros” linguísticos mais comuns, entender por que saímos do padrão culto e discutir a amplitude e a criatividade da língua.*
*Leia o texto na íntegra no site da exposição.

18 março 2010

E a vacina da Gripe Suina chega ao Brasil... Reflitam!!


02 março 2010

"A vida em mim explode e implode, sem que nem eu tenha controle.
Tenho sido feliz, cada vez mais feliz, não sei mais esperar e nem encontrar mais desculpas pra não ser. Sim eu sou, simples assim, como o amanhecer eufórico de nossas madrugadas de samba. "

(Mauricio Backer Spinelli em 27.02.2010 no Memorial São José )

Mauricio Spinelli. Este é um amigo que como tantos outros apareceu de repente, fez e faz toda a diferença em meus momentos. Aqui estou vivendo intensamente este momento pois depois dele há muitos outros a viver. Inspirações, jorros e tu. Obrigada!

E amor de momento é amor?
Parte I

Havia um certo tempo, meses talvez, que eu não tinha um grupo de amigos, um lugar especial pra ir, um lugar onde voltar sempre pra encontrar gente, pra dar gargalhadas, falar sério, pra se emocionar enfim.. pra viver.
Entrei com uma amiga que também não via há um certo tempo em um bar. Não era um bar como outro qualquer tinha qualquer coisa de cultura, qualquer coisa de emoção, qualquer coisa de poesia. Acho que foi amor à primeira vista ou talvez no máximo à segunda ou à terceira vista. Mas era o amor do momento. E o que eu amei tinha certamente sido criado por alguém, certamente alguém especial. Já não demorava muito e já estávamos amigos. Amigos do criador e de suas criaturas móveis e imóveis daquele mágico lugar. Passamos muitos bons momentos. Vivemos amores de momento. Intensos. Reais. E é amor?


E amor de momento é amor?
Parte II

Mas e é amor?
Ele mesmo me diz: Mas tudo se encaixou tão perfeitamente que mesmo parecendo impossível, improvável, aconteceu! Foi possível sim!
Muitas coisas foram possíveis, muitos momentos realizados. Só alegrias? Não! Alegria na maioria mas, tivemos dores de momento, decepções de momento, tristezas de momento, medos de momentos e espantos de momentos. Tivemos joanas, bacansa, mendigos e papolitas de momento. Tivemos Vinicius, poesia e carnaval de momento. Tivemos peito de remador de momentos.Tivemos Jorraine de momentos. Samba de momentos. E ele, o maestro dessa extraordinária orquestra era o nosso momento. È o nosso momento e sempre será o nosso momento. E o que dizer se é amor de momento? Sim.. é amor de momento. Amor que se faz a cada dia, a cada hora mesmo que as horas sejam interrompidas muitas vezes. Mesmo que os momentos sejam tão demoradamente alternados que os deixem ainda mais força e intensidade.


E o amor de momento é amor?
Parte III

Momento de medo, incertezas, aflição que tantas vezes tivemos nas idas e vindas do maestro ao hospital, cirurgias, transfusões e mais um monte de momentos que até nos tiram as palavras da boca. Quantas vezes calei? Muitos momentos calei. Estou calada. Mas meus dedos resolveram falar e não os consigo deter.
E agora, nesse momento de medo há tantas coisas aqui: família, amigos, solidariedade, luta, batalhas, guerras, zezices, sorrisos largos e verdadeiros e é ele mais uma vez que nos diz tudo isso. É ele mais uma vez que comanda a afinação de cada instrumento e de cada nota musical. È ele que da harmonia ao samba e que eternizou na pele que o samba há de curar a dor que existe.
E para o momento do medo ele sugere:

Decreto contra o medo

Nego submeter-me ao medo,
Que tira a alegria de minha liberdade,
Que não me deixa arriscar nada,
Que me torna pequeno e mesquinho,
Que me amarra,
Que não me deixa ser direto e franco
Que me persegue
Que ocupa negativamente a minha imaginação
Que sempre pinta visões sombrias
No entanto, não quero levantar barricadas
Por medo do medo
Eu quero viver, não quero encerrar-me
Não consigo ser amigável por medo de ser sincero
Quero ser firme porque sou seguro
E não porque encobri meu medo
E quando me calo quero faze-lo por amor.
E não por temer as consequências de minhas palavras
Não quero acreditar em algo só por medo de acreditar
Não quero filosofar por medo de que algo possa atingir-me de perto
Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amável
Não quero impor aos outros, pelo medo de que possam impor a mim
Por medo de errar não quero tornar-me inativo
Não quero fugir de volta para o velho, o inaceitável
Por medo de não me sentir seguro no novo
Por convicção e amor, quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer
Do medo quero arrancar o domínio e dá-lo ao amor.
E quero muito crer no reino que existe em mim.

Rudolf Steiner


E o amor de momento é amor?
Parte IV


O amor é só de momentos. Sempre de momentos. Longos, curtos, tranqüilos, aflitos, sensuais, sexuais, de pele, de alma. Momentos de mim, de ti, deles, delas, de todos. Momentos da comunidade, do morro, dos sonhos, momentos de suor, calor. Momentos do samba., de jorro. As emoções de momento são emoções, os sonhos de momentos são sonhos, amor de momento é amor. Este é o momento de ser feliz. Hoje, agora porque ontem já se foi e amanhã ainda me canso de esperar.