10 junho 2010

Beleza
Ao meu filho Diogo, que muito admiro!

Era uma noite tranquila, nao muito quente em 10 de Junho do ano de 1989. Era por volta das 22h00 quando senti uma dor forte na barriga. Não havia dúvida, havia chegado a hora. Era de fato uma dor forte mas como a minha mãe ja me havia explicado que estas primeiras dores eram as mais fracas então, me preparei para as últimas. Eu tinha que ser forte. Fiz tudo como ela havia me deixado explicado antes de partir. Liguei pro médico, tomei um longo e relaxante banho, ouvi musicas clássicas, as mesmas que ouvi a gravidez inteira e me mantive em pé, caminhando, o máximo de tempo possível, para que ajudasse na descida do bebê com dizia minha mãe. Mas as dores que se seguiram eram intercaladas por um curto espaço de tempo e comecei a achar que alguma coisa não estava dentro do previsto, ou dentro do que eu acreditava que ia acontecer.
Tive que sair correndo pra maternidade pois percebi que o tempo entre a primeira dor e o nascimento do meu primeiro filho ia ser muito mais curto do que imaginava. Não tinha errado. Ao chegar lá tive a bolsa estourada, as contrações aumentadas e o intervalo entre elas diminuído. Era a hora e para que tudo continuasse bem tive que tomar a vez da gestante que ja estava na sala de parto. Ela podia esperar mais que eu, afirmou o médico.
A sala de parto tinha, como todo o hospital, apenas uma semana de inaugurada e os médicos e enfermeiros ainda estava se adaptando aos equipamentos o que nos causou alguns detalhes daqueles que hoje a gente morre de rir ao lembrar como o fato de não conseguirem mexer na maca para a realização de um parto normal. Passados os ajustes, depois de apenas 4 horas de trabalho de parto, desde a primeira dor na barriga, contrariando as 12 horas de costume, ouvi o chorinho de quem esperei ansiosamente. Era Diogo, pequeno, magrinho, enrugadinho, com uma boquinha extremamente vermelha e com cara de quem diz: Cheguei!! Esta, foi a primeira grande emoção da minha vida e certamente jamais vou esquecer sequer um único detalhe.
Hoje, 21 anos depois, aquela boquinha vermelha deu lugar a lábios carnudos e rosados, os olhos acompanhados de óculos, com olhar intelectual, cabelos mais cacheados e um corpo magro, esbelto e bonito, extremamente bonito.
Um homem bonito por dentro e por fora.
Bonito quando defende seu ponto de vista com convicção, embora nem sempre use da delicadeza necessária em uma discussão, mas certamente isso faz parte da formação da sua personalidade.
Bonito quando defende os direitos de pessoas, de ideais, de ambientes. Bonito quando se solidariza com o sofrimento de outros.
Bonito quando sorri com essa cara de menino e pula na cama em busca do meu carinho.
Bonito como eu o vejo sempre, porque foi assim que sempre quis que ele fosse: Bonito. Porque a beleza é completa, ela traz consigo delicadeza, sinceridade, honestidade, firmeza, alegria, uma certa melancolia, poesia, cores, vento, movimento e uma infindade de coisas necessárias à felicidade.
Eu o verei sempre assim: Bonito. Porque tudo isso sonhei um dia poder ensinar a ele. Porque o amor de mãe não tem medida e mesmo com a minha eterna limitação eu acredito na nossa beleza!
Feliz aniversário filho, que continues a tua busca pelas coisas que tu acreditas. Que elas sejam sempre justas, honestas, equilibradas e bonitas!
Quanto a mim, estarei sempre ao teu lado te amando!


Beijos,
Liliana Miranda

10 de junho de 2010

08 junho 2010

FIM DA IMPUNIDADE?

Depois de 21 anos, o marido de Maristela Just foi condenado a 79 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato da ex-mulher, ocorrido em abril de 1989, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em Pernambuco. O julgamento de José Ramos Lopes Neto acabou por volta das 3h desta quarta-feira, que foi condenado também por tentativa de homicídio contra os dois filhos.

A sentença do júri popular, de homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio qualificado, foi anunciada pela juíza Inês Maria de Albuquerque após cerca de 13 horas de julgamento no Fórum de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A promotoria tinha pedido uma pena de 90 anos para José Ramos Lopes Neto , que não compareceu ao julgamento e é considerado foragido. A juíza confirmou que a prisão preventiva do réu foi pedida no dia 19 de maio, mas estava sendo mantida em sigilo para garantir a captura.

O primeiro julgamento do réu foi marcado para o 13 de maio, mas como ele e o seu advogado não compareceram, houve o adiamento. Desta vez, mesmo sem a presença dos dois, o julgamento ocorreu à revelia.

No começo da sessão, a juíza explicou que foi feita a busca do réu para que ele fosse intimado e preso, mas José Ramos Lopes Neto não foi encontrado nem em seu endereço próprio, nem na casa do pai, o advogado criminalista Gil Teobaldo.

- É um começo de um final. Acredito que uma das missões que eu tenho nessa vida é essa. Ele está solto por ai. E se ele decidir terminar o que ele começou? - indagou Natália Just, filha de José Ramos e Maristela, que tinha 4 anos quando foi baleada no ombro pelo pai.

A Defensoria Pública, que fez a defesa do réu, informou ainda que não foi procurada por ele.

- Desde o júri passado a gente já estava com dados do processo, já estudávamos. O tempo foi razoável. Até porque a gente só usa o que estiver dentro do processo, então conversar com o réu, às vezes, não muda muita coisa - contou o defensor público José Inaldo.

Estavam previstos depoimentos de seis pessoas, mas três delas foram dispensadas. Falaram apenas Natália Just e Zaldo Neto, filhos do casal e baleados no dia do crime, além do policial civil Harlan de Andrade, que esteve no local da morte de Maristela. Duas testemunhas arroladas pela defesa, Walter de Figueiredo Filho e Gilson Calábria, não foram localizadas, mas já tinham deposto em outras fases do processo.

A promotoria considerou a sentença justa, apesar de ter pedido pena maior.

- Estamos satisfeitos - disse o promotor Edgar Braz.

De acordo com a sentença, José Ramos Lopes Neto só pode recorrer da decisão se estiver preso.

Os crimes aconteceram há 21 anos. Maristela Just foi morta na casa dos pais, no bairro de Piedade, em Jaboatão de Guararapes. De acordo com as investigações, José Ramos Lopes Neto, que estava separado da mulher havia dois anos, foi à residência no dia 4 de abril de 1989. Lá, ele se trancou com Maristela e os filhos do casal em um dos quartos. José Lopes teria dado três tiros na ex-mulher, um tiro na cabeça do filho, então com 2 anos, e outro no ombro da filha de 4 anos.

O irmão de Maristela, Ulisses Just, foi baleado quando tentava socorrer a irmã e os sobrinhos. José Ramos, que é filho do advogado criminalista Gil Teobaldo, chegou a ser preso. Ficou por um ano no presídio Aníbal Bruno e prestou vários depoimentos. Foi solto depois de um habeas corpus concedido pela Justiça.

No julgamento marcado para o último dia 13 de maio, para frustração dos parentes e amigos de Maristela, o acusado e o advogado de defesa não compareceram e o júri foi adiado para esta semana. O advogado foi multado em 50 salários mínimos, o equivalente a R$ 25,5 mil, por não ter comparecido.

Os filhos de Maristela, que foram vítimas do próprio pai, escreveram uma carta endereçada aos desembargadores do Tribunal de Justiça. Natália e Zaldo Just tentaram sensibilizar os desembargadores para que eles negassem qualquer recurso da defesa.

- Nós crescemos com a impunidade. Foi uma ferida que sarou e hoje, após 21 anos, está sendo aberta novamente - disse Zaldo.

- A sociedade, o Brasil, Pernambuco precisa desse julgamento. Eu não digo condenação, porque a gente não sabe o que o júri vai decidir. Mas o julgamento deve existir até para o Estado tirar um pouco dessa vergonha - falou Natália, antes da condenação.

19 maio 2010

Calos Pena Filho nasceu e faleceu no Recife em 1930. Publicou O Tempo da Busca, em 1952; c Memórias do Boi Serapião, com ilustrações de Aloísio Magalhães, edição Gráfico Amador, Recife, 1956; A Vertigem Liicida, edição da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, 1958 e Livro Geral, edição da Livraria São José, 1959.

PARA FAZER UM SONETO
Carlos Pena Filho

Tome um pouco de azul, se a tarde é clara,
e espere pelo instante ocasional.
Nesse curto intervalo Deus prepara
e lhe oferta a palavra inicial.

Aí, adote uma atitude avara:
se você preferir a cor local,
não use mais que o sol de sua cara
e um pedaço de fundo de quintal.

Se não, procure a cinza e essa vagueza
das lembranças da infância, e não se apresse.
Antes, deixe levá-lo a correnteza.

Mas ao chegar ao ponto em que se tece
dentro da escuridão a vã certeza,
ponha tudo de lado e então comece.
(De Livro Geral)*

12 maio 2010

Copa do Mundo 2010



Faltam 30 dias para o início da Copa do Mundo. E aquela velha e boa rivalidade bem humorada entre brasileiros e argentinos se acirra como neste comercial da Skol.

11 maio 2010

Lula recebe premio da ONU


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira, 10 de maio de 2010, o prêmio de "Campeão Mundial da Luta contra a Fome", concedido pelo Programa Mundial de Alimentação da ONU.
A condecoração foi entregue a Lula pela diretora-executiva do programa, Josette Sheeran, durante a abertura do evento "Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar", realizado em Brasília.
"O presidente Lula tem demonstrado sua liderança na luta contra a fome, elevando ao mais alto nível da agenda internacional a necessidade de atender as pessoas pobres, desnutridas e com fome", disse Josette.
O prêmio já foi entregue, em anos anteriores, a Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, a Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, e ao ex-presidente da Gana John Kufuor.

fonte: JConline

10 maio 2010

Elefantes coloridos invadem Londres

Sabe as charmosas vaquinhas da Cow Parade? Pois é, a capital inglesa foi tomada por uma manada de elefantes com a mesma ideia, porém com um propósito diferente. Alertar para a ameaça de extinção dos animais, que muitas vezes são brutalmente exterminados. A Elephant Parade ficará em exposição até junho. Depois disso, as esculturas, que são únicas e foram pintadas por artistas, celebridades e esportistas, vão ser leiloadas.


fonte:Aqui!

06 maio 2010



o alívio....

05 maio 2010

Duelo Final

... ainda são 3 da tarde e ja estou com o coração no boca de tanto nervoso. O jogo será às 21h50 na Ilha do Retiro, estádio do Sport Club do Recife. Amanhã quero estar sem voz e o SPORT PENTACAMPEÃO!!!!

Força Leãozinho!

03 maio 2010

ARS

A Arte
É luz
É sina

A
Arte
Aluzcina.

Quero
Aluzinarte

Affonso Romano de Sant´Anna


No ultimo dia 29 de abril, quinta feira, tive o prazer de ir ouvir falar o poeta Affonso Romano de Sant´Anna, que admiro imensamente. Fui lá toda animada e ainda tive a ousadia de entregar um poema que fiz para ele há alguns anos atrás, depois de ler o seu livro "O Homem e a sua Sombra" . O poema que fiz foi postado aqui no Traduzir-se em janeiro de 2007.
Agora quem sabe chegará o dia e estarei com o Ferreira Gullar e tantos outros.