29 julho 2010

Blogagem coletiva




Recebi um convite especial. Uma postagem coletiva. A principio não entendi. Achei que construiríamos um texto coletivo, o que aliás seria uma boa idéia, mas se trata de algumas apresentações a reaproximações, se é que entendi bem. Trazer amigos da blogosfera que por algum motivo estão distantes e fortalecer os laços firmes de amizades construídos.
A Carmem Lucia Vilanova, do blog Eu sei que vou te amar, me convidou e assim também fortalece nossos laços de amizade e admiração. Apesar de não conhece-la pessoalmente, poderia falar sobre ela por bastante tempo tamanha a admiração que tenho pelo seu jeito menina-mulher-vencedora de ser. Mas, agora deixo-lhe um imenso abraço de carinho e um sorriso cheio de brilho no olhar.

Bem, cá estou eu. Quem pensei para trazer mais perto de mim e apresentar a vocês? Algumas pessoas que me são especiais:

A primeira delas foi quem me trouxe a este universo blogístico. Zoo Mancers, criou o Entre o Sono e o Sonho e me chamou pra fazer parte. Ficamos juntos alguns anos, ainda estamos juntos de certa maneira e os momentos que foram mais intensos e presentes estarão sempre em mim e ainda, apesar do sono, sonho com muito mais. Ele é uma pessoa inquieta, questionadora, misteriosa e sensível.

A segunda, que infelizmente encerrou suas atividades no blog Oficina das idéias, meu amigo Vicktor, um dos primeiros amigos blogueiros que encontrei por estas bandas. A ele, peço que sua participação seja pelo menos em forma de comentário aqui neste nosso cantinho ou como sabes, tens o espaço que quiseres por cá. O Vicktor é um marinheiro do além mar, um fotógrafo, um poeta, um político atuante, um amante da vida e das pessoas, multifacetado este é um amigo especial.

A terceira, Lela, baiana porreta, bonita por dentro e por fora, que realmente não sei por onde anda, e já não é blogueira, o que lamento profundamente, e se por acaso ela ainda vier aqui, se ainda me ler, verá que eu a procuro e sinto saudades.

A quarta, meu grande amigo Carlos. Nunca nos perdemos de "vista", volta e meia estamos juntos com alguma novidade a partilhar. Partilhamos a beleza das coisas, das pessoas, as lutas políticas, sociais. Partilhamos também coisas que doem, saudades, descasos. Partilhamos emoções, sentimentos. O Carlos está no vento de seu moinho, no fabrico do pão e na terra que brota o trigo. Seus blogs: Nova costa de Oiro e Budens Freguesia.

Cada uma destas pessoas escolhidas já foram muitas vezes carinhosamente, poeticamente traduzidas por aqui. Serão certamente por muito e muito tempo. Sinto mais uma vez o desejo de refazer este caminho. Irei passo a passo, de trás pra frente e de frente pra trás.

28 julho 2010


Agora, para além de blogueira, sou twitteira!!!
Enigmas


Procuramos, por idéia dele, uma inovação na nossa maneira de lidar com nossos corpos. Mas algum motivo, não lembro qual, me fez a mim e a ele não prosseguirmos em nossos planos.
Em um banheiro fechado a água caia sobre mim e não escoava. No ralo havia uma caixa impedindo sua passagem. A água foi subindo, enchendo o espaço até que percebi que me afogaria, decidi abrir a porta e fechei imediatamente com medo que outros se afogassem por mim. Ainda tive tempo de ver alguém puxando a água que escorria. Retirei a caixa que obstruía tudo e a água rapidamente escoou. Passei um ungüento em meu corpo. Um ungüento que me aliviava, me refazia. Ainda caía água em meu corpo leve, tranqüilo e aliviado.
Na rua, um ataque de crianças delinqüentes machucou meu companheiro. Em seu rosto havia sangue. Corri para socorrê-lo. Na tenda onde estávamos ficou minha bolsa. Vi os meninos se aproximarem da tenda mas não pude deixar de ficar ao lado dele, ensangüentado e confuso. Eles retiraram minha carteira da bolsa e saíram correndo. Ainda gritamos às pessoas que estavam na rua para que os detivessem, mas eles fugiram. Em minha bolsa, um vazio.

lm


Trilha sonora: Scenic World - Beirut

26 julho 2010

AVISO
Infelizmente o 1º Debate Online com os presidenciáveis nos Portais abaixo foi cancelado. O Motivo? A candidata Dilma-PT não aceitou o convite. Serra-PSDB aceitou e depois cancelou. Marina-PV , aceitou, confirmou mas cabou sozinha e foi-se a história!

21 julho 2010


Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! abrem as rodadas de debates das Eleições 2010 com os principais candidatos à presidência da República, na internet, em uma iniciativa inédita. Ao vivo e 100% digital, o debate será transmitido simultaneamente nos quatro portais e permitirá ao usuário interagir com os candidatos. O debate vai acontecer em 4 blocos.

Bloco 01 - Candidato questiona candidato
Os candidatos farão perguntas entre si. Cada candidato fará 1 pergunta para cada candidato

Bloco 02 - Perguntas dos internautas
Cada candidato responderá a perguntas enviadas por internautas

Bloco 03 - Jornalista questiona candidato
Jornalistas dos 4 portais farão perguntas para cada candidato

Bloco 04 - Participação ao vivo pelo Twitter
Cada candidato responderá perguntas enviadas ao perfil @debateonlinebr que serão selecionadas no decorrer do debate

Participem. Façam suas perguntas AQUI!

20 julho 2010

Deixas em mim um tanto de ti.

Como explicar a dor que fica aqui dentro do peito de quem perde alguém? Não é fácil, talvez até nem seja necessário, apenas deixar que esse novo sentimento se acomode e sigamos com ele pacificamente. Mais uma vez colo no meu peito, aqui dentro, deste lado tão meu, mais um novo sentimento, mais uma nova dor. Uma dor que ainda que doa me lembra coisas positivas, tão boas e verdadeiras. Uma dor que fortalece a certeza dos exemplos, a beleza de um sorriso puro, a fé na transformação, no gesto sincero, simples, humilde e forte. A dor que nos faz seguir os caminhos na busca de um novo amanhã. Uma dor que agora aperta o coração de quem conviveu e/ou conheceu as idéias, o compromisso e a luta do nosso querido professor Tedesco. Dói agora e há em nós lágrimas, mas há sobretudo e acima de tudo, a certeza de continuarmos o seu caminho, seguir com ele, suas idéias e ideais na construção de um mundo fraterno e igual, realçando o respeito pelo ambiente e pelas pessoas.
Hoje o Capibaribe segue seu caminho mais calado, mas segue.
Segue também tu amigo, aqui seguirei com o tanto de ti que deixas em mim.

16 julho 2010

Uma história de vida que orgulha Pernambuco


Luciano Siqueira, 62 anos, natural de Natal/RN, se transferiu para Recife ainda adolescente, quando ingressou como voluntário no MCP - Movimento de Cultura Popular, na gestão do então Prefeito Miguel Arraes.

Foi líder estudantil na década de 60, quando cursava medicina na Universidade Federal de Pernambuco. No combate ao regime militar, foi cassado dos seus direitos de estudante por 3 anos, preso e torturado. Reconquistou a liberdade em 1976, quando retornou à Faculdade de Medicina.
Ainda estudante, dirigiu a sucursal pernambucana do semanário “Movimento”, jornal de oposição ao regime militar.
Como médico, trabalhou em projetos de Saúde Comunitária e fez pós-graduação em saúde pública.

Assumiu o mandato de deputado estadual pelo PMDB em 1982. Como dirigente estadual e nacional do PCdoB, participou de mobilizações pela Anistia, Diretas Já, Constituinte de 88 e Fora Collor, além de se destacar nas articulações para unir a esquerda em Pernambuco.

Em 2000 foi eleito vice-prefeito do Recife e reeleito no pleito eleitoral de 2004. Por oito anos foi um fiel colaborador de uma gestão marcada pela participação popular, por grandes melhorias na infra-estrutura urbana e programas sociais que priorizaram a população mais pobre.

Dedicou-se à questão metropolitana, participando de diversos fóruns de discussão no Brasil e no exterior. Presidiu o Consórcio Metropolitano de Prevenção da Violência, que reuniu as quatorze prefeituras da Região Metropolitana, o governo estadual e o governo federal.

Em 2006, foi candidato ao Senado representando o campo progressista e obteve 33% dos votos válidos no Recife. Luciano Siqueira faz parte da grande frente política que ampliou as conquistas sociais com Lula presidente e Eduardo Campos governador.

Nas eleições de outubro de 2008 foi eleito vereador do Recife por seu partido, o PCdoB, com 13.113 votos, a maior votação entre os vereadores da Frente do Recife, com a responsabilidade de continuar trabalhando por uma cidade mais humana e em sintonia com a luta por um país soberano, progressista e democrático, sob a inspiração do ideal socialist.

Tem o compromisso de exercer o mandato de modo participativo, submetido à prestação de contas e permeado por amplo debate de idéias, com ênfase para a luta contra toda a discriminação social e defesa da igualdade de gêneros. A sua atuação prioriza os seguintes eixos temáticos:

•mobilidade urbana, transporte e trânsito;
•desenvolvimento econômico, emprego, educação para o trabalho;
•cultura;
•segurança, direitos humanos, espaços urbanos seguros;
•saúde, meio ambiente e habitação.


Website Luciano Siqueira

13 julho 2010

Comitê de Esperança


Se um dia perder a esperança, me perco de mim. A esperança me move a vida, move meus sonhos, minhas possibilidades. A minha esperança está nas pessoas. Por vezes ela está fraca, triste, decepcionada e eu, tímida. Noutras vezes aparece forte, brilhante e entusiasmada e eu sou toda alegria. Mas é a esperança que fraca ou forte me acompanha, me fortalece.
Ontem, essa esperança me emocionou cidamente, marcelosamente, embandeiradamente e mais uma vez olhou-me nos olhos. Abraçou-me longa e suavemente, assim lucianamente, siqueiramente.
Hoje minha bandeira está na rua.
Amanhã, refletida nos olhos do povo, caminhante e sempre.



Aos que cuidam de bandeiras
Marcelo Mário de Melo
(1944 Caruaru/PE)

Há aqueles que levantam uma bandeira
e prosseguem.
Aqueles que afrouxam as mãos
e abandonam as bandeiras no caminho.
Aqueles que rasgam queimam
renegam bandeiras e se recolhem.
Aqueles que se bandeiam
e passam a defender
bandeiras contrárias.
Aqueles que refletem
e escolhem bandeiras melhores.
Aqueles que encerram as bandeiras
em gavetas vitrines e altares.
Aqueles que colocam as bandeiras à venda.

É triste ver bandeiras abandonadas
vendidas ou sacralizadas no céu distante.
As bandeiras não são entidades
para comércio adoração e arquivo
Expostas ao vento e ao tempo
as bandeiras são coisas simples da vida
exigem cuidado:
como uma casa
uma roupa
um filho
uma flor.

08 julho 2010

Mudanças

Como podem perceber estou fazendo mudanças no layout da página. Claro que ainda falta ajustar muitas coisas e verificar se tudo funciona bem e o visual fica agradável. Podem opinar se sentirem vontade. Agradeço a participação e a paciência.

07 julho 2010

DUNGA
Um técnico diferente


Dunga, técnico da seleção brasileira de futebol, ou melhor dizendo, ex técnico, já que a CBF tratou de se livrar dele, desenvolveu com bastante sucesso sua gestão de quatro anos a frente da nossa seleção. Ganhou a maioria das partidas disputadas. Ganhou três vezes da Argentina, duas vezes da Itália, deu de goleada na boa equipe de Portugal, ficou em primeiro lugar nas eliminatórias da Copa 2010 e foi campeão da Copa América e da Copa das confederações.
Mas mesmo assim, seu trabalho para alguns, talvez milhões, de brasileiros se resumiu a quatro semanas da Copa 2010 até a eliminação frente à Holanda nas quartas de final.
Dunga construiu uma equipe boa ao longo destes quatro anos, sem estrelismos e sem subserviência à “poderosa” Rede Globo como fizeram todos os nossos técnicos anteriormente. Se toda a campanha do “Cala boca Galvão!” não foi necessário para que parássemos de ouvir as porcarias proferias por esta criatura, certamente o primeiro lugar da Copa 2010 faria isso a todo o resto desta alienante emissora. Calar-se-iam Fátimas, Willians, Galvões, ...... mas não, não ganhamos a Copa e agora, até mesmo antes, bradam as quatro ventos impropérios revoltosos e vingativos.
Dunga não fez uma convocação de ultima hora, não reuniu as estrelas, que não mais jogam com o coração aquele futebol arte brasileiro que já não vemos faz tempo, pois seus bolsos pesam demais pra deslizarem em campo. Não levou de ultima hora, Ganso, Ronaldinho e os “tops”. Trabalhou durante anos com a equipe que escolheu.
Mas kaka não fez nada! Ouvi mil vezes isso e retruquei todas elas. Já reparam de quem foi a maioria dos passes que terminaram em gol? Pois bem, dele mesmo! Brasileiro parece saber de tudo, conhecer de tudo, reclamar de tudo.
Por mim Dunga continuaria a ser o técnico da seleção, talvez fizesse alguns ajustes, talvez não. Se ele continuasse a fazer seu trabalho tal como fez durante estes quatro anos a probabilidade de sermos HEXA em 2014 seria muito maior e quem sabe com uma pitada grande de sorte não teríamos mais a Globo, o Galvão, a Fátima Bernardes e cia. a atrapalhar tanto e a moer nossos ouvidos.
Desejo uma final inédita entre Holanda e Espanha e que vença a equipe mais dedicada, equilibrada e com sorte. Eu desejo que tudo isso esteja com a Holanda!

06 julho 2010

Bem-me-quer... Mal-me-quer... Bem-me-quer...
Mal-me-quer... Bem-me-quer... Mal-me-quer...
Bem-me-quer... Mal-me-quer... Bem-me-quer...
Mal-me-quer... Bem-me-quer... Mal-me-quer...
Bem-me-quer... Mal-me-quer... Bem-me-quer...
Mal-me-quer... Bem-me-quer...
Bem-me-quer... Mal-me-quer...
Bem-me-quer...

30 junho 2010

Copa do Mundo de 2010
Oitavas de Final


Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul
EUA 1 x 2 Gana
Alemanha 4 x 1 Inglaterra
Argentina 3 x 1 México
Holanda 2 x 1 Eslováquia
Brasil 3 x 0 Chile
Paraguai 0 (5) x 0 (3) Japão
Espanha 1 x 0 Portugal

Quem arrisca os resultados das quartas de final?