21 fevereiro 2006

Sentir o povo que vive
O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios

Ainda no ritmo do nosso carnaval.. continuamos o passeio cheio de encantamentos. Eu, a escritora e tu, o fotógrafo.
Obrigada por mais este passeio amigo Vicktor!

Virgens de Olinda

_Meu Amigo, tenho hoje uma surpresa para você. Desejo muito que te agrade...
_Surpreende-me sim! Fico ansioso, pois tenho a certeza que me encantará...

Este foi o encontro, há pouco tempo nascera a aurora, entre o Fotógrafo e a Escritora que haviam combinado madrugar para melhor aproveitarem o dia que prometia ser agradável e animado, não estivéssemos tão perto do Carnaval.

Toda a semana a cidade viveu a animação das gentes na rua, cantando e dançando, ou em recintos apropriados onde os bailes carnavalescos se multiplicavam para gáudio dos carnavalescos militantes e dos muitos estrangeiros que invadiram a cidade.

Recife “frevilha” especialmente na zona histórica. A cada esquina, nos amplos largos de calçada atapetados tem frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, reggae, manguebeat. Tem animação, muita animação e chapéus multicoloridos num rodopiar incansável, num turbilhão de sentires que são muito querer.

_Então... e a surpresa, minha querida Amiga?
_Querido Fotógrafo, quero convidá-lo a acompanhar-me até à vizinha Olinda... vamos participar no Bloco Carnavalesco Anárquico das Virgens...
_Que nome, hem? Somente o Brasil assim nos delicia...
_Vai conhecer a Luciana Santos, Prefeita de Olinda... que lá vai estar com o João Paulo...
_Esse conheço e bem... O Prefeito de Recife sempre me surpreende com a sua ”agenda aberta”...
Olinda é uma cidade bem perto de Recife onde a portugalidade se encontra bem presente, especialmente, na arquitectura. Carlos Pena Filho diz de Olinda:

"Olinda é só para os olhos,
não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro.
Diz somente: é lá que eu vejo."

_Vamos pois! Vai ser um dia de encantamento, minha querida Escritora...
_E trago também uma notícia bonita para você...
_??
_Amanhã, pelas 16 horas daqui do Recife, o João Paulo vai participar na solenidade de entrega, ao Ministério da Cultura, do documento de solicitação de registro do frevo como Património Cultural Imaterial Brasileiro. Vamos cá ter a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil.
_Não poderemos faltar... é sempre maravilhoso rever o Gilberto do meu imaginário musical... Ele irá cantar?

Nenhum comentário: