04 outubro 2006

OS MÁRTIRES

Pedaços de lembranças,
Passam diante de mim
No descuido do tempo
Repasso a vida ...

De quando livre vivia a festa, os amores e as dores ...
invadida a terra
Resistir era preciso!

Fui Tupac Amaru amarrado a quatro cavalos
Na Praça dos Prantos
Micaela, mulher amada, puxada, arrastada, assassinada
Fui seu filho Fernando, ainda criança, obrigado a assistir ao terrível espetáculo
Fui caçada na África, embarcada em navios
Para nesta terra morrer na lavoura ou vendida
Ou na chibata
Fui Zumbi nos Quilombos
Gregório arrastado na praça até a janela da mulher amada
Fui Henrique esquartejado
Fui Romero e sabia de que lado estava
Fui Herzog torturado, Victor Jara amordaçado
Domitila exilada
Fui Galdino queimado vivo
Cacique Chicão de morte encomendada
Margarida. herdeira de tantas lutas, fui morta
com tiro na cara

Pedaços de vida em pedaços
Quantas Áfricas? Quantos Méxicos?
Quantas Américas?
Quanto sangue mais é preciso?
Quantos filhos desta terra
mata a fome do mundo Rico?

Goretti Santos

Nenhum comentário: