10 dezembro 2006

70 anos...


É.. o tempo passa e nem nos damos conta disso.. e quando abrimos o olhos vemos que muitas coisas ja aconteceram.
Dia 10 de dezembro de 1936. Já são setenta anos e de lá pra cá muitas coisas aconteceram.
Menino ainda, jogava um sabugo de milho no quadro negro, lousa naquele tempo, e como já era conhecido pelas travessuras a professora já gritava seu nome sem nem precisar virar de costas e verificar que realmente era ele o autor da traquinagem. _ Firmino!!
Cresceu muito rápido.. foi preciso. E as traquinagens de menino já davam lugar à responsabilidade que teve que assumir precocemente.
Já trabalhando em uma sapataria avistou, em uma bicicleta, lá fora uma menina de laços no cabelo que lhe chamou a atenção. Ficou apaixonado e não demorou muito já estava com ela em cima de um cavalo rumo ao cartório para o casamento.
Vida dura, com muito sacrifico foram construindo cada passo que hoje representa uma longa e vitoriosa caminhada.
Em setembro de um ano especial: a primeira filha! Já eram uma familia.
Mas acho que um filho era pouco pra quem tinha tanto pra ensinar, tanto exemplo pra deixar.. então vieram mais.. muito mais.. dois, tres, quatro, cinco, seis, sete..oito!
É.. oito filhos não é fácil... mas o que é isso diante de tanta dedicação?
Morou em muitas cidades até chegar em Recife. Também aqui conseguiu se aposentar depois de tantos anos de trabalho. Aqui viu a sua companheira ir embora, pedalar noutros ares. Chorou. Sofreu. Mas seguiu seu caminho, sua jornada, acreditando na justiça e na esperança de ver um mundo mais fraterno.
Casou outra vez e com ela continua a lutar e acreditar que a vida é uma dádiva de Deus.
Já agora são 16 netos e mais tarde virão os bisnetos para aumentar esta familia que ele sempre quis grande, firme, forte e determinada A familia que ele sempre deu exemplo de lealdade, de caráter e honestidade. Esta é a familia que ele deu o compasso no ritmo mesmo que não tenha dado no nome. Somos Miranda, que se amolda a tudo, ao tempo que passa.
Estamos em 2006 e há 70 anos nasceu Firmno Compasso de Miranda. Meu pai. Meu exemplo e meu orgulho.
...E eu e os meus sete irmãos.. queríamos agradecer a Deus por sua vida e desejar também.. 70 vezes 7!!

Nenhum comentário: