21 fevereiro 2007

Carnaval do Recife
destaque no Brasil e no mundo


A exposição do carnaval do Recife foi a maior de todos os tempos, com um resultado extremamente positivo para a imagem da festa. Confiram!


Televisão
- A cobertura de televisão foi o grande destaque. Foram quase 100 matérias de televisão em rede nacional, desde o dia 09 de fevereiro.
- Até o dia 18 de fevereiro foram registradas 70 matérias em rede nacional, 20 das quais ao vivo. Foram 46 reportagens na Rede Globo e Globo News, em rede nacional e nos principais telejornais das emissoras. Incluindo 16 matérias em todos os jornais de rede no Dia do Frevo, em 09 de fevereiro. Nesse mesmo dia, o Bom dia Brasil foi especialmente apresentado do Recife.
- Programas como Vídeo Show e Mais Você (com Ana Maria Braga) também tiveram matérias sobre Frevo depois que oferecemos o tema para suas equipes de jornalismo. O Jornal da Globo produziu e exibiu uma série de quatro matérias especiais sobre a história do Frevo.
- Tivemos fotos sobre o Frevo inseridas no cenário do Fantástico. O programa foi encerrado com um clipe com fotos de Pierre Verger, citando que se tratava de antigos carnavais do Recife.
- Transmissão nlink - Foi colocado à disposição dos jornalistas das emissoras que não puderam cobrir “in loco” o Carnaval do Recife imagens do Carnaval e dos 100 Anos do Frevo, por meio de sistema nlink. O material em forma de vídeo-release pôde ser utilizado pelas emissoras, para edição de matérias em seus telejornais. Para isto, foi contratada equipe de televisão.


Imprensa Escrita
– Em relação à imprensa escrita, neste ano tivemos o maior número de correspondentes estrangeiros na cobertura do carnaval. Destaque para a presença de jornalistas do The Guardian e Observer (Inglaterra), L´Express (França) e El Clarín (Argentina). Também fizeram cobertura do nosso Carnaval a BBC, AFP (Agência France Presse) e a agência norueguesa DinSide.


Internet
- A divulgação pela Internet também se destacou. Foram transmitidos mais de 20 mil boletins (a partir de São Paulo e Recife) para jornalistas de todo o mundo. Equipes dos portais UOL, Terra e Globo.com marcaram presença no Recife.
- A Prefeitura também desenvolveu um hotside especial de carnaval, que entrou no ar no dia 10 de fevereiro. Desde a semana pré-carnavalesca até a terça-feira de carnaval foram publicadas 277 matérias e 369 fotos dispostas na galeria do site.


Rádio
- Envio de boletins, inclusive com sonora, para rádios da capital e do interior.
- 40 flashes ao vivo para rádios comunitárias e comerciais do interior.
- 48 entrevistas para os estúdios das rádios.
- Link para rádio na cobertura do Galo da Madrugada.
- Montagem de três estúdios, na Central Multicultural do Carnaval, equipados com computador, linha telefônica e/ou de transmissão, além de material de apoio. Esses estúdios foram disponibilizados para as Rádios Folha, que fez 50 horas de transmissão ao vivo, Jornal/CBN, com 28 horas de transmissão, e Clube, com 24 horas.


Mídia
– Além de trabalho de jornalismo, a Prefeitura do Recife investiu em mídia com as Campanhas Institucional do Carnaval, DST/AIDS e Mais Vida. Todas contaram com out door simples e duplo, out bus, inserções em rádios comerciais e comunitárias, inserções nas emissoras de televisão comerciais e produção de 150 mil folhetos com a programação do Carnaval.

Equipe
– Para divulgação do Carnaval, a Prefeitura do Recife montou uma equipe com cerca de 60 profissionais de comunicação, entre repórteres, assessores de imprensa (local e nacional), fotógrafos, redator/internet, além de pessoal de apoio.

Captação de Recursos
O Carnaval Multicultural do Recife 2007 contou com oito patrocinadores, totalizando R$ 4, 25 milhões.

Oi - patrocinador exclusivo do Pólo Recife Multicultural (Marco Zero) e do segmento telefonia móvel.
Ambev – patrocinador exclusivo dos segmentos cerveja e refrigerante com a marca Antarctica.
CAIXA - patrocinador exclusivo do Pólo de Todos os Frevos (Av. Guararapes) e do Projeto especial Momomóvel.
Elma Chips – patrocínio exclusivo do Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro)
BGN - patrocinador exclusivo do Projeto especial Caras do Recife.
Chesf - patrocinador exclusivo dos oito Pólos Descentralizados.
Eletrobrás- patrocinador exclusivo dos Projetos Sociais
Governo do Estado de Pernambuco - patrocínio institucional
Agradecimentos: Lei de Incentivo a cultura do Ministério da Cultura e a FADE (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE) - proponente


Prefeitura do Recife

Nenhum comentário: