27 novembro 2007

clique na imagem para saber mais

Olinda - Arte em toda parte

A cidade que tem beleza no nome ficará ainda mais formosa nos próximos onze dias. O projeto Olinda Arte em toda parte chega a sua sétima edição a partir desta quinta (22) até o dia 02 de dezembro, transformando mais uma vez as ruas e becos do Sítio Histórico em uma galeria ao ar livre. A novidade neste ano fica com a ampliação do hall de manifestações artísticas contempladas. Além das obras de arte que poderão ser conferidas em bares e restaurantes, hotéis, pousadas, museus, igrejas, e nos 120 ateliês espalhados na cidade alta, o Mercado Eufrásio Barbosa receberá de segunda (26) a sexta (30) performances, videoarte, dança e poesia, que até este ano não tinham espaço.

O Olinda Arte em Toda Parte vai homenagear as bodas de prata do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido ao município pela Unesco. O artista plástico e designer gráfico pernambucano Aloísio Magalhães, um dos principais incentivadores da cidade na conquista, também está sendo lembrado. Aloísio, cujas litografias compuseram uma das argumentação que levou a cidade a conquistar a honraria, ganhou uma mostra, aberta no último dia 5 no salão do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, data em que o artista completaria 80 anos, se estivesse vivo.

Para ter acesso ao Olinda Arte em Toda Parte não será preciso pagar nada. Os ateliês e espaços culturais que estarão abertos ao público durante toda a semana, sobretudo nos dois finais de semana consecutivos do evento – dias 24 e 25 de novembro e 01 e 02 de dezembro, das 15h às 21h, quando vans farão o translado gratuito pelo circuito do projeto (os visitantes poderão deixar seus carros no estacionamento do Centro de Convenções). Outra vantagem é de que o público poderá adquirir peças em cerâmicas, telas a óleo, artesanato e esculturas por preços até 40% menores do que os praticados no mercado. Os artistas plásticos - cerca de 400 deles estão participando - marcarão presenças nos ateliês nos finais de semana.

A programação é diversificada, a exemplo da Mostra Panorâmica Virtual, reunindo as obras dos artistas que integram o catálogo oficial da 7ª edição do projeto. A exposição virtual acontece no Mercado Eufrásio Barbosa, de segunda à sexta-feira entre 9h e 21h, a partir do dia 22, no Largo do Varadouro. Também no Mercado, a cerimônia de abertura do projeto, nesta quinta (22), já dá o tom de como será o roteiro da semana seguinte com as performances Fragmento de uma Pequena Subversão e Diva, e nomes como Zé Cafofinho e suas correntes, Rivotrill, Os mufinos e Le Bustier en Décadence, além da mostra de vídeo do grupo Telefone Colorido e a performance Processo 2.Soma, de Marco Bonachela, entre outras atrações.

GASTRONOMIA - Além de hotéis, pousadas, mercados públicos e ateliês que preparam exposições e promoções, os bares e restaurantes da cidade também abrirão suas portas para o circuito das artes com cardápios inéditos, fazendo referência à honraria recebida pela cidade há 25 anos e ao designer Aloísio Magalhães. Nesta edição, 23 bares e restaurantes participam do roteiro gastronômico do projeto e vão oferecer aos freqüentadores e turistas pratos especiais para lembrar as duas homenagens. Em alguns desses estabelecimentos os visitantes poderão ainda conferir exposições de artistas locais.

SERENATA - No roteiro do Olinda Arte em Toda Parte, poderão ser conferidas ainda serenatas pelo Sítio Histórico a partir das 19h e diversas oficinas e exposições, individuais e coletivas, movimentando espaços no Varadouro, Alto do Carmo, Ladeira da Sé, Amparo e Beco dos Quatro Cantos. Em 2006, cerca de 30 mil pessoas passaram por Olinda durante o Arte em Toda Parte e os organizadores esperam ampliar para 40 mil o número de visitantes ao projeto este ano.
(JC ONLINE)

Nenhum comentário: