18 maio 2009

Liberte-se do preconceito!

Dia Internacional do Combate à Homofobia

Foi em 17 de maio de 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doença (CID). De lá pra cá, ações comemorativas e de protestos vêm acontecendo para celebrar a data que se tornou marco mundial para a causa gay.

Na manhã deste domingo em Recife não foi diferente. A prefeitura, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), juntamente com a Ong Leões do Norte, promoveu uma panfletagem na Praia de Boa Viagem, zona Sul da cidade, para marcar as atividades do Dia Internacional de Combate à Homofobia. Representantes de várias entidades ligadas aos direitos dos homossexuais (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) participaram da atividade.

Durante toda a manhã, banhistas, turistas e moradores do bairro de Boa Viagem receberam um material educativo, com fitinhas, preservativos, panfleto educativo explicando as várias formas de manifestação da homofobia, além de um informativo da Glos explicando as ações do Recife a partir da criação das leis municipais. Também, em sinal de protesto, estavam fincadas, na areia da praia, 29 cruzes, alusivas ao número de homicídios de homossexuais ocorridos no ano de 2008 – este ano, já foram contabilizados seis assassinatos de gays na Região Metropolitana do Recife.

A Prefeitura do Recife promoverá o primeiro Fórum Temático LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais) no dia 11 de agosto.
É importante construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo uma inclusão ainda maior dessa parcela da sociedade. Assim estaremos também contribuindo para que muitos não se sintam como se fossem ou estivessem fazendo algo errado.

Nenhum comentário: