19 agosto 2009

Grafitagem
em campanha da coleta do óleo de cozinha


Imagens: Edilson Segundo/ DP/D.A Press

A campanha “Mundo Limpo. Mundo melhor” pretende recolher óleo de fritura que, normalmente, é despejado nos ralos de pias de cozinha. A iniciativa é uma parceria da Compesa com a indústria ASA que juntas vão pintar outros 13 pontos de coleta do produto na Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com o diretor de operações da Compesa, Roberto Tavares, 70% das solicitações de serviços de manutenção são relacionadas ao despejo indiscriminado de óleo nas tubulações. “A gordura endurece e causa obstrução nas tubulações. É como se fosse a ação do colesterol ruim em nosso corpo”, comparou.
O problema prejudica o meio ambiente com os esgotos estourados nas ruas além de custar caro ao sistema de tratamento de esgoto. “Com o entupimento e rompimento da tubulação acontece o abatimento da rede de coleta de esgoto. Então, é preciso quebrar calçamento, asfalto e interromper vias, o que leva mais tempo”, explicou Tavares. “Por isso é preciso conscientizar a população e, principalmente, os estabelecimentos comerciais, como supermercados e restaurantes, a não despejarem óleo no ralo”, alertou.
A população poderá entregar o óleo em garrafas pet em um destes pontos de coleta da RMR: Encruzilhada, Afogados, Largo da Paz, Paulista, Prazeres, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas, Jangadinha, São Lourenço da Mata, Camaragibe.

Nenhum comentário: