26 novembro 2009

O poder do rádio
A Guerra dos Mundos fez 71 anos

Em 30 de outubro de 1938, seis milhões de norte-americanos acompanhavam pela rádio CBS a adaptação do livro de ficção científica A Guerra dos Mundos, do escritor inglês Herbert George Wells, então com 72 anos.

O rádio existia havia menos de vinte anos. A primeira emissora regular tinha sido a KDKA, de Pittsburgh. Era a 17ª adaptação de um romance para o rádio, trabalho feito por um rapaz de apenas 23 anos chamado Orson Welles. Inventivo, ele mesclara literatura e jornalismo, e abrira sua narrativa com o pouso de uma nave extraterrestre numa fazenda perto de Nova Jersey, a 70 km de Nova York.

Assim, os ouvintes foram informados pelo rádio de que marcianos hostis tinham invadido a Terra e estavam matando as pessoas com armas desconhecidas. Os relatos eram medonhos. O repórter estava no local da aterrissagem e transmitia ao vivo, horrorizando o público com a descrição da morte de milhares de pessoas por raios de calor.

Orson Welles ficou famoso da noite para o dia. Primeiro, o New York Times, em sua edição de 1º de novembro 1938, estampou a manchete "Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como verdade". Já a edição do Daily News publicou matéria intitulada "Guerra falsa no rádio espalha terror pelos Estados Unidos".

Diversos pesquisadores afirmam que, antes de Orson Welles, outros haviam feito coisa parecida na França e na Inglaterra e tinham misturado realidade e ficção nos programas. Mas o que foi decisivo para o impacto do programa de Welles foi que os EUA já dispunham naquela época de uma rede nacional de rádio. Assim, aquilo que foi nacional nos EUA, nos outros países tinha efeito limitado ao alcance de apenas uma emissora.

A façanha de Welles foi repetida no México, onde várias pessoas se suicidaram, e no Equador, onde diversas sedes de emissoras foram depredadas. No Brasil, há registros imprecisos de que nos estados de Minas Gerais e do Maranhão tentou-se coisa semelhante, já na década de 1950, e aviões da FAB teriam decolado para perseguir discos voadores, mas esses registros foram parar em outro contexto, os dos OVNIs.

No Brasil, o radio teve suas primeiras transmissões em 1922.
Quanto ao livro A Guerra dos Mundos, ele teve adaptações cinematográficas.

Fonte: EPTV


The summer sun is fading
As the year grows old
And darker days are drawing near.

The winter winds will be much colder
Now you're not here.

I watch the birds fly south across the autumn sky
And one by one they disappear.

I wish that I was flying with them
Now you're not here.

Like the sun through the trees you came to love me
Like a leaf on a breeze you blew away.

Through autumns golden gown we used to kick our way
You always loved this time of year.
Those fallen leaves lay undisturbed now

Cause you're not here.
Cause you're not here.
Cause you're not here.

Like the sun through the trees you came to love me.
Like a leaf on a breeze you blew away.

A gentle rain pours softly on my weary eyes.
As if to hide a lonely tear.
My life will be forever autumn

Cause you're not here.
Cause you're not here.
Cause you're not here.

Post elaborado com a colaboração de Salomão Litvin

Nenhum comentário: