17 abril 2006

capa do livro: Os três Astronautas

Tirar da cabeça as ervas daninhas, antes que se espalhem pelo coração.

(A propósito de um artigo, entre muitos, sobre a viagem espacial brasileira)

simpático e alegre povo brasileiro assistiu a ida do primeiro brasileiro ao espaço com a mesma admiração e espanto que viu os astronautas chegarem à lua. O Marcos Pontes, flutuava, sim era natural estava no espaço sem gravidade, é bonito de ver, claro que é... e cá pra nós os brasileiros adoram um bom espetáculo. Ah também os russos, os americanos e toda a gente que vai ao espaço é assistida por uma platéia bastante animada, tão animada como nos seus centros de comando aqui na terra. Um espetáculo!Todos levam uma bandeira do seu país, o nosso Marcos Pontes, além da bandeira brasileira e do orgulho levava também o chapéu e o lenço de Santos Dumont em uma homenagem justa e como um bom brasileiro, foi além do rotineiro, do comum, do sem graça e imprimiu a tudo a característica espetacular do povo brasileiro.

E eu, admiradora do povo brasileiro, fiquei a pensar o que se passa na cabeça de alguns brasileiros que usam as palavras para tentar deturpar informações, desvalorizar avanços, desacreditar os programas, ridicularizar toda uma nação fazendo com que esta gente pense que é ridícula, tacanha, pequena como o cérebro dessas algumas dúzias de mentes engessadas. Apesar de precisarmos ainda de avanços,já agora além de passos, começamos a ver grandes vôos rumo ao desenvolvimento, rumo a um melhor posicionamento do Brasil no cenário internacional. Apesar daquelas algumas dúzias de mentes engessadas, ou quiçá mal intencionadas, o Brasil dá avanços importantes em muitas áreas.

Para levar o astronauta brasileiro ao espaço na Soyuz TMA-8, como resultado de um acordo brasileiro com o governo russo em outubro do ano passado, numa brincadeira, espetacular, sensacionalista, piegas, apelativa e sem sentido algum, como disse uma das algumas de mentes engessadas que por aqui vivem, o Brasil Investiu 10 milhões de dólares. Correto. 10 milhões de dólares! O que representa 1% do orçamento anual do ministério de Ciência e Tecnologia. 10 milhões de dólares, que significou menos da metade que custaria pra levar adiante desenvolvimento dessa tecnologia.

Marcos Pontes levou oito experimentos brasileiros para a Estação Espacial Internacional, selecionados entre mais de 50. As experiências são de universidades e centros de pesquisa. Na lista, estão projetos para analisar o efeito da gravidade nas enzimas, nas proteínas, os danos e reparos do DNA na germinação de sementes e no crescimento das sementes de feijão, aquele feijão sem importância que a tal mente engessada ridicularizou.

Esta experiência brasileira no espaço também qualifica a indústria nacional simultaneamente para os 15 países que compõem a maior fatia do mercado internacional de exportação de alta tecnologia espacial; significa empregos; ciência a bordo da EEI, único laboratório existente e tripulado no espaço; significa projeção de produtos feitos no Brasil, que precisa ser reconhecido no exterior como exportador de alta tecnologia, não só pela EMBRAER como também por outras empresas; significa intercâmbio de cientistas e mais, significa a presença de ciência e tecnologia nas salas de aulas contribuindo assim para a formação de mentes mais abertas e participativas no processo de desenvolvimento da nação brasileira. Um país que quer ser desenvolvido, grande, forte, justo além de investir em políticas sociais, investe também nos alicerces que sustentam economia e educações competitivas. O valor educacional do vôo do Marcos Pontes bem como o investimento brasileiro de 10 milhões de dólares é incalculável assim como é incalculável a capacidade que muitos têm em conservar mentes que só sejam capazes de fazer germinar pés de feijão, na verdade eu queria dizer: germinar erva daninha


Livro: Os Três Astronautas
Texto de Umberto Eco
Ilustração de Eugenio Carmi
Editora Ática
Livro divertido e inteligente, mostra a importância da paz e do entendimento neste e ... em outros mundos. Este livro conta a aventura de três astronautas: um americano, um russo e um chinês que se encontraram em Marte e ...

Nenhum comentário: