19 abril 2006

Roubado do Jorge Esteves em Textos, Pretextos & Contextos
beijinhus pra ti Jorge.. e obrigada por não me deixar assim tão de consciencia pesada ao roubar-te as letras, um pedacinho da tua cabeça e coração..


Acto de contricção

Para lá de qualquer ideologia,
para lá do sábio ou do profano,
sou parte do Espaço, sou a Vida,
pelo simples facto de ser Humano.

Por isso sou o construtor das minhas virtudes
como sou o arquitecto dos meus defeitos;
sou uma corrente inesgotável de inquietudes
e a mais genial contradição do que é perfeito.
Se um dia cravei uma coroa de espinhos
em alguma fronte
e se cravei cravos nos pés e nas mãos,
ainda hoje sofro amargamente
a morte irreparável de meus irmãos.
Por minha causa existe a polémica:
quem sou, donde venho ou para onde vou.
Através dos tempos a dúvida é tão aguda
que por ela renasço e por ela me sustento.
Sou o sábio que abriu a caixa de Pandora
que guardava os males do planeta;
sobrou-me a esperança e com ela
sobrevivo e sou poeta.
Fui eu que criei a luta fratricida,
a injustiça e as grades das prisões;
mas também me encanta a subtil carícia,
sonho e invento todas as canções.
Em nome do meu Deus sou assassino
de pais, filhos e irmãos;
sou embusteiro, fanático e tirano,
desafio as leis do Destino
e tenho sangue de séculos nas mãos.
Mas também, em seu Nome, sou a rédea
que consegue domar tanto cavalo.
Seria até o último jantar
de nos comermos uns aos outros
sem que isso me impedisse de cantar.
Sou o poder que condena os instintos
naturais do Homem.
E a minha censura, saída de obscuros labirintos
impõe a moral da minha estatura.
Eu sou um indivíduo entre os mais;
a consciência é só um acidente.
Procuro mulher, faço filhos, faço casa,
sou a opção de um cérebro inteligente.
Que vale mais? (Oh!, inquietude da minha existência!...)
Quando chega o final e fico inerte,
o que sobra, enfim, da minha transcendência?
- Apenas o eterno mistério da Morte.

Por tudo isso, mais além das ideologias,
mais além do sábio ou do profano,
sou parte do Espaço, sou a Vida
... pelo simples facto de ser Humano!

Jorgesteves

Nenhum comentário: