02 julho 2009

Nomeado o novo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife

Quem é Dom Antonio Fernando Saburido?

Substituto foi auxiliar de Dom José no período de 2000 a 2005
Foto: Arquivo/Bárbara Wagner/JC Imagem

Há um ano atrás o arcebispo de Recife e Olinda Dom Jose Cardoso Sobrinho mais conhecido como o "Dom do Ódio" em contraste com seu antecessor dom Helder Camara, o "Dom do Amor", pediu sua renúncia por ter completado a idade máxima e só agora o pastor alemão, o Papa Bento XVI, nomeou outra pessoa para ocupar o cargo. Trata-se de Dom Antônio Fernando Saburido, 62 anos. Ele é pernambucano, nascido no Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Dom José Cardoso Sobrinho , o Dom do Ódio, dirigiu a arquidiocese desde o dia 15 de julho de 1985. Ele substituiu Dom Helder Pessoa Camara (1909-1999), arcebispo emérito de Olinda e Recife, que tinha assumido a arquidiocese em 1964. Diferentemente da situação atual, o pedido de renúncia de Dom Helder foi aceito de imediato pelo Vaticano.

Dois anos atrás, o carmelita denunciou ao Vaticano o padre Edwaldo Gomes, da Paróquia de Casa Forte, Zona Norte do Recife, por ter concelebrado missa com um bispo da Igreja Anglicana. Este ano, excomungou a equipe médica que fez um aborto legal numa criança de 9 anos de idade. A garota havia sido estuprada pelo padastro e tinha ficado grávida de gêmeos. A punição também se aplicou à mãe da menina.

Quando ao nosso novo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido, só nos resta sonhar, que entre os exemplos de amor e o ódio, ele consiga encontrar equilíbrio pra ser um pastor digno de seu rebanho!

Saudades temos do tempo que tínhamos um pastor !

Nenhum comentário: