16 julho 2010

Uma história de vida que orgulha Pernambuco


Luciano Siqueira, 62 anos, natural de Natal/RN, se transferiu para Recife ainda adolescente, quando ingressou como voluntário no MCP - Movimento de Cultura Popular, na gestão do então Prefeito Miguel Arraes.

Foi líder estudantil na década de 60, quando cursava medicina na Universidade Federal de Pernambuco. No combate ao regime militar, foi cassado dos seus direitos de estudante por 3 anos, preso e torturado. Reconquistou a liberdade em 1976, quando retornou à Faculdade de Medicina.
Ainda estudante, dirigiu a sucursal pernambucana do semanário “Movimento”, jornal de oposição ao regime militar.
Como médico, trabalhou em projetos de Saúde Comunitária e fez pós-graduação em saúde pública.

Assumiu o mandato de deputado estadual pelo PMDB em 1982. Como dirigente estadual e nacional do PCdoB, participou de mobilizações pela Anistia, Diretas Já, Constituinte de 88 e Fora Collor, além de se destacar nas articulações para unir a esquerda em Pernambuco.

Em 2000 foi eleito vice-prefeito do Recife e reeleito no pleito eleitoral de 2004. Por oito anos foi um fiel colaborador de uma gestão marcada pela participação popular, por grandes melhorias na infra-estrutura urbana e programas sociais que priorizaram a população mais pobre.

Dedicou-se à questão metropolitana, participando de diversos fóruns de discussão no Brasil e no exterior. Presidiu o Consórcio Metropolitano de Prevenção da Violência, que reuniu as quatorze prefeituras da Região Metropolitana, o governo estadual e o governo federal.

Em 2006, foi candidato ao Senado representando o campo progressista e obteve 33% dos votos válidos no Recife. Luciano Siqueira faz parte da grande frente política que ampliou as conquistas sociais com Lula presidente e Eduardo Campos governador.

Nas eleições de outubro de 2008 foi eleito vereador do Recife por seu partido, o PCdoB, com 13.113 votos, a maior votação entre os vereadores da Frente do Recife, com a responsabilidade de continuar trabalhando por uma cidade mais humana e em sintonia com a luta por um país soberano, progressista e democrático, sob a inspiração do ideal socialist.

Tem o compromisso de exercer o mandato de modo participativo, submetido à prestação de contas e permeado por amplo debate de idéias, com ênfase para a luta contra toda a discriminação social e defesa da igualdade de gêneros. A sua atuação prioriza os seguintes eixos temáticos:

•mobilidade urbana, transporte e trânsito;
•desenvolvimento econômico, emprego, educação para o trabalho;
•cultura;
•segurança, direitos humanos, espaços urbanos seguros;
•saúde, meio ambiente e habitação.


Website Luciano Siqueira

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha Amiga: como gostaria que entre tantos dos teus e das tuas compatriotas que aportam aqui por terras tugas também viessem homens desta têmpera, que contribuíssem pela via da cidadania para que Portugal fosse um país melhor (já que os tugas da direita portuguesa só têm destruído o nosso país)...
Olha esta outra história de vida (Homem que tive o privilégio de conhecer): http://alfarrabio.di.uminho.pt/zeca/cancoes/129.html
Beijos fraternos do Sul.